O USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM PROJETOS DE APRENDIZAGEM

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É inegável o crescimento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por parte dos professores em práticas inovadoras. Exemplo disso, é a utilização de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido segundo várias etapas, dentre as quais podemos citar o contato do estudante com o conhecimento existente sobre o objeto de seu estudo (que em geral é denominado de conteúdo), o estudo e a análise desse conteúdo e a externalização do conhecimento do estudante sobre o assunto em questão. Na educação tradicional, também denominada conteudista, quer seja em cursos a distância ou presenciais, esse conteúdo é disponibilizado na forma tradicional de páginas, constituindo um documento na forma de hipertexto ou hipermídia.
Os mapas conceituais, desenvolvidos por Joseph Novak, são uma ferramenta para organizar e representar conhecimento (NOVAK, 1977). Eles são utilizados como uma linguagem para descrição e comunicação de conceitos e seus relacionamentos, e foram originalmente desenvolvidos para o suporte à Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1968).
Mapas Conceituais podem, por exemplo, ser usados para esclarecer ou descrever as idéias que as pessoas têm sobre um determinado assunto. Eles são representações gráficas de conceitos, semelhantes a diagramas, em um domínio específico de conhecimento, construídos de tal forma que os relacionamentos entre os conceitos são evidentes. Ou seja, eles representam conceitos e suas ligações (relacionamentos) na forma de um mapa, onde os nós são os conceitos e os links entre dois nós os relacionamentos entre os conceitos. Estes relacionamentos são nominativos, ou seja, cada relacionamento entre dois conceitos forma uma proposição. Por exemplo, na frase baleias são mamíferos, "baleias" e "mamíferos" são os conceitos conectados através de um link pelo relacionamento "são". O Mapa Conceitual mais simples se constituiria de dois nós conectados por um link representando uma proposição, como por exemplo "Flores são visitadas por Abelhas".

Fontes:
AUSUBEL, David P. Educational Psychology, A Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc, 1968.
NOVAK, Joseph Donald. A Theory of education. Ithaca, N.Y., Cornell. University Press, 1977.
http://projetosdeaprendizagemdocursonormal.blogspot.com/
http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0455-1.pdf